0 O povo Haitiano

O POVO Haitianos estão ansiosos para ajudar a si próprios. Os refugiados estão formando conselhos de liquidação e eleger representantes para colaborar com as organizações não-governamentais. Eles estão construindo casas de si, abrindo-se entulho, enterrar os próprios mortos, organizar brigadas de segurança próprias. Mas eles são tão overmatched como todos os outros pela escala do desastre.

Há uma necessidade premente de explorar a energia dos haitianos - não apenas o governo nacional devastado. Isso significa que a grass-roots, igreja, empresas e grupos de bairro que conhecem o país, falam suas línguas, e estão profundamente comprometidos com o seu renascimento.

Os esforços para fazê-lo ter sido insignificante até agora. Um relatório da Refugees International, um grupo de advocacia em Washington, diz que os haitianos foram excluídos importantes no planejamento do complexo das Nações Unidas porque eles não sabem sobre as reuniões, não são permitidos ou não dispõem de pessoal para enviar. The United Nations Development Program contratou mais de 70.000 haitianos para limpar os restos. Muito mais é necessário.

Haiti deve ser capaz de contar com técnicos especializados norte-americano, de segurança e de dinheiro, especialmente as mudanças de energia para a reconstrução. Todos devem continuar a melhorar os esforços básicos para manter os refugiados seguro e de boa saúde. Mas, em última análise, é a Nações Unidas, que deve assumir a responsabilidade de liderar e coordenar os esforços de socorro.

Opinões The New York Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou o que encontrou?

Indique para seus amigos.